A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA CONVIDA TODOS OS LEGISLADORES DO ESTADO DE RONDÔNIA PARA GRANDIOSO EVENTO

por ROSE — publicado 02/03/2017 13h30, última modificação 31/05/2017 12h14
Os Vereadores do Poder Legislativo de Corumbiara comparecem ao 1º Encontro dos Legisladores do Estado, para se aperfeiçoarem e contribuir de forma significativa para o município.

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia propiciou a todos os Vereadores eleitos do Estado, o 1º Encontro dos Legisladores Municipais do Estado de Rondônia, aos dias 13 e 14 de fevereiro de 2017, onde foram ministrados cursos com os mais Renomados Palestrantes do País, tais como; Antônio José Barbosa (Doutor e Mestre em História), Florian Madruga (Presidente da Associação das Escolas do Legislativo e de Contas), Antônio Helder Medeiros Rebouças (Diretor Executivo do Instituto Legislativo Brasileiro - ILB), Luiz Fernando Pires Machado (Coordenação de Planejamento e Relações Institucionais - COPER /ILB/Senado Federal) e com o Sr. Francisco Etelvino Biondo (Coordenador de Planejamento e Relações Institucionais - COPER/ILB/Senado Federal).

Os Representes do Poder Legislativo de Corumbiara, os nobres Vereadores Emerson Teixeira de Souza, João Matias Valadão, José Carlos de Lima, José Firmino da Silva, Sidnei dos Santos Moura, Terezinha Aparecida Rosa Silva e Valdinei da Costa Espíndola, juntamente com o Prefeito Municipal Laércio Machini, prestigiaram o evento concedido pela Assembleia Legislativa, do qual foi de grande valia, a fim de aprimorar o trabalho em prol do Município de Corumbiara.

Os assuntos abordados durante o dia 13 de fevereiro, foi sobre a História do Poder Legislativo, ministrado pelo Sr. Antônio José Barbosa, que nos contou como surgiu as Câmaras Municipais no Império Português, sendo esta uma pioneira em assuntos relacionados à população, onde a mesma empenhava três funções distintas, porém no mesmo local, tinha a missão de Legislar, Executar e Julgar, os problemas da comunidade, chamadas Vilas, que com o passar dos anos e do desenvolvimento social, surgiram e edificaram-se as Prefeituras (Poder Executivo) e o Poder Judiciário, caracterizado por julgar crimes cometidos por pessoas físicas e jurídicas. Propiciou aos participantes ampliarem seus conhecimentos, falando de toda a trajetória da Câmara do país até os dias atuais.

No dia 14 de fevereiro, o Palestrante, Sr. Florian Madruga, falou sobre a importância da Criação das Escolas do Legislativo Municipal, com o intuito de incentivar os funcionários e a população local para participarem de cursos que serão uteis na vida pessoal e profissional, buscando um aperfeiçoamento contínuo de todos cidadãos, no qual terão acesso a cursos de qualidade, voltados de acordo com a necessidade de cada realidade vivida na comunidade. A intenção é que pessoas qualificadas, possam contribuir significativamente com a sociedade, principalmente para serem aplicadas no Município, fortalecendo diversos setores de nossa Região.

Estiveram presentes os Vereadores dos 52 Municípios de Rondônia, que contaram com a presença do Sr. Luiz Fernando Pires Machado, que reiterou os assuntos acerca do papel do vereador, quais as suas atribuições inserido no contexto da administração pública, qual a importância do campo educacional na formação de cidadãos plenos de caráter, conhecimento, formando pessoas aptas a se desenvolverem de forma que contribuam para a construção de um Brasil e mundo melhor, nos conscientizando do presente e nos direcionando ao futuro com garra, perseverança e honestidade.

Tivemos a honrra de receber no evento o consultor do Senado Federal, Sr. Rafael Inácio de Fraia e Souza, que mostrou aos vereadores presentes a  relevante importância do Orçamento e Políticas Públicas, mostrando a caminho a ser percorrido na administração inserido na legalidade. A segurança de realizar os procedimentos corretos para a aquisição, licitações, planejamento e execução de atividades, onde deve-se utilizar os recursos públicos, pois caso haja algo ilícito, os queridos vereadores (as) presentes poderam responder tanto administrativamente, não excluindo a possibilidade de responderem também criminalmente.

E na oportunidade os nobres vereadores tiveram o privilégio de aperfeiçoa-se no quesito Cerimonial no ambiente legislativo, contando com a presença do Ilustre Sr. Francisco Etelvino Biondo, que durante a palestra abordou assuntos relacionados aos trajes masculino e feminino a serem usados durante o Cerimonial de Sessões, no ambiente Legislativo, além da postura, discursos, entre outras dúvidas que foram esclarecidas durante o encontro.

Esse evento foi destinado a todos os legisladores do Estado, no qual a maioria compareceram ao evento, que com certeza esta sendo muito útil para atuarem de forma crítica e reflexiva em seus respectivos municípios.